Medidas pelo fim da violência Contra Mulheres
- Feb 17, 2023
- 2 min read

Quando falamos em mulher dificilmente não chegamos no assunto violência. Não é para menos, em 2022, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada dois dias no nosso estado. Foram 187 mortes, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública.
A violência é elemento presente diariamente na nossa vida. Ela está no assédio moral e também sexual, nas ofensas disfarçadas de brincadeiras, nas agressões psicológicas e no feminicídio.
Lutar para minimizar até acabar totalmente com essa sucessão de violências deve ser missão e esforço diário de toda a população. Tenho feito centenas de palestras sobre o assunto, trabalhando incansavelmente para espalhar a mensagem que, ao contrário do que se pensa, não é tão óbvia assim. Existem muitas pessoas que ainda não enxergam a violência contra a mulher, ainda que ela esteja evidente.
Nas minhas palestras, converso diretamente com elas, as vítimas. Vejo nos seus olhos um brilho de esperança, a vontade de recomeçar e o forte desejo de viver numa sociedade que as respeite e as valorize.
São muitos anos nessa batalha e, embora veja com tristeza as altas taxas de violência contra as mulheres, preciso reconhecer que alguns passos já foram dados, e progressos assim não podem ser ignorados. Entre eles, eu ressalto a iniciativa do governo do estado, que sancionou recentemente uma lei obrigando os restaurantes, e casas de evento a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.
De acordo com a legislação, os estabelecimentos deverão afixar cartazes informando a disponibilidade para ajudar mulheres que se sintam em situação de risco, como, por exemplo, oferecendo um acompanhante até um meio de transporte seguro ou mesmo comunicando à polícia algo suspeito.
A medida vai dar mais segurança às vítimas, que frequentemente relatam dificuldade em procurar ajuda durante ou após um episódio de agressão física, sexual ou psicológica. Leis como essa, capacitam a sociedade para acolher as mulheres, atitude fundamental para a erradicação da violência.
Nosso governador, Tarcísio de Freitas, já anunciou que vai priorizar as mulheres com novas políticas públicas voltadas à saúde, desenvolvimento social, empreendedorismo e, especialmente, ao combate da violência.
Como parlamentar e mulher, eu me comprometo a dar seguimento às propostas e programas que já venho desenvolvendo e a firmar parcerias ainda maiores com o governo, de modo a contribuir cada vez mais para a erradicação da violência contra as mulheres.
Estamos juntas nessa luta!
Edna Macedo
Deputada Estadual



Comments